ROTEIRO PARA O DOCUMENTÁRIO SOBRE O USO DE ÁLCOOL

quinta-feira, 26 de julho de 2012
INTRODUÇÃO
CENA 1-VÁRIAS  CENAS DE JOVENS BEBENDO,E UM RESUMO DE IMAGEM QUE  VAMOS VER NO DOCUMENTÁRIO
     A adolescência é uma fase de curiosidade identificada com a procura de sensações, rebeldia, contestação e experimentação, muitas vezes, pela falta de limites, mas o que parece apenas um motivo de integração e descontração pode ser um problema sério, pelo fato dos jovens hoje em dia aliar diversão e prazer ao álcool começando a ingeri-lo cada vez mais cedo e consumindo mais e mais. Assim,  de modo que o consumo alcoólico vai se tornando freqüente, o que abre caminho à dependência, que pode ser tanto física quanto psicológica.

CENA 2-
78%dos jovens brasileiros bebem regularmente e 19% deles já são dependentes 35% desses jovens bebem 1 vez por ano,  24% uma vez por mês e 13% uma vez por semana    A idade para os adolescentes começarem a beber, segundo um  levantamento, é aos 13 anos - idade relatada por 22% dos entrevistados. Não é a única publicação que alerta para a iniciação precoce no mundo do alcoolismo.

CENA 3-ENTREVISTA EM FESTA

CENA 4-PROPAGANDA E ALCOOL
Pesquisas mostram fatores determinantes como influência dos pais,as propagandas na televisão e alerta sobre o outro pilar influente e cada vez mais comum na dependência juvenil. Dos que responderam o questionário e afirmaram beber - quase seis em cada dez -, 52% disseram que deram o primeiro gole na companhia de amigos. Muitas vezes até de uniforme escolar.

CENA 5-CENA DO ZÉ
 Garrafas de cerveja em cima da mesa e uma roda de estudantes. Seja no período da manhã, seja no da noite, jovens do ensino médio e universitários se reúnem quase diariamente para beber e se divertir. Esse cenário já se tornou comum em bares em frente a faculdades e escolas por todo o Brasil.    
Foi-se o tempo em a faculdade era lugar para acadêmicos, atualmente, a maioria vê o local onde estudam muitas vezes, com o dinheiro dos pais como um local pra tomar cerveja com a turma.

CENA 6-ENTREVISTAS COM UNIVERSITÁRIOS
As faculdades são cercadas de bares, sejam eles barzinhos ou botecos, mas o intuito é sempre atingir o público mais acessível: os universitários que, em sua grande maioria bebem por qualquer motivo.

CENA DA ENTREVISTA COM ALGUM ADVOGADO FALANDO SOBRE AS LEIS DE BARES PERTO DE FACULDADES

CENA 7-RESTANTE DAS ENTREVISTAS UNIVERSITÁRIAS
E ALGUMAS CENAS DE FESTAS DE FACULDADES
     No “trote” que os calouros recebem quando iniciam um curso na faculdade as principais “brincadeiras” são “regadas” a álcool. Quem não cumprir tal prova tem que beber, quem cumprir também.

 CENA DE TROTES

CENA 8:VISÃO DA FAMÍLIA
Muitas vezes, o modelo que o adolescente tem em casa é  determinante para este comportamento. Como o álcool geralmente é tolerado dentro de casa, muitas  famílias não se importam muito se o adolescente começa a beber desde cedo, por achar que é apenas uma fase. Mas o  espelho, às vezes, fala mais alto que os genes, assim se tornando possivelmente um usuário do  Álcool, Tabaco que são drogas ilícitas  sendo uma porta de entrada para outras drogas ilegais

CENA 9:CONSEQUÊNCIAS DO ALCOOL
Cena de acidentes com a música de fundo O DIA QUE NÃO TERMINOU  do Detonautas

CENA 10: ESPECIALISTA
     A facilidade para comprar álcool não se reproduz no tratamento. Os especialistas ressaltam que os jovens estão entre os pacientes que mais contestam e rejeitam ajuda especializada. "A maioria não vem de forma espontânea, mesmo quando há sinais de prejuízo

ENTREVISTA COM A PSICÓLOGA
CONCLUSÃO
Pode-se concluir que a propaganda televisiva, a realidade social e a desestruturação familiar influenciam direta ou indiretamente na propensão ao uso de álcool e dependência.Este documentário mostra uma realidade preocupante que deveria ser abordada com mais interesse pelos órgãos de saúde pública, escolas de formação básica e graduação, aonde esclarecimentos sobre o tema, quem sabe, apontariam medidas a serem tomadas frente ao combate às drogas licitas, como o álcool e o tabaco, que tanto prejudicam a saúde física e psíquica de todo e qualquer ser humano.
Mesmo que  para você isso não seja nada ,que  começou  naquela  mais simples brincadeira, naquele gole que alguém da família dá para não ficar com vontade ,nas memoráveis bebedeiras com os amigos,pressão ou nas baladas...tudo sendo mostrado em quase todos meios sociais que você conviva. Afinal, ninguém nasce alcoólatra, ninguém acorda num belo dia e pensa: A partir de amanhã, vou virar um alcoólatra, vou beber todos os dias, inclusive de manhã, vou perder amigos, família, emprego, .... Pois a evolução da dependência é insidiosa, quase imperceptível para quem bebe”.































































0 comentários:

Postar um comentário