COMUNICALIZAÇÃO

terça-feira, 31 de julho de 2012
O ser humano desde sua existência buscou uma forma de se comunicar,seja ela por gestos,escrita ou sons,o homem contemporâneo quis mais e buscou inovação,transformou sua comunicação em informação passando a ser dividida com seu cerco social e mais tarde para o mundo. Vieram o cinema,radio e com o passar dos anos a televisão que ganhou destaque por unir o audio e visual em um unico aparelho,entrou no gosto popular e se tornou o maior meio de comunicação de massa existente até hoje sendo indispensável na vida das pessoas.
Por muito tempo a TV, foi nossa maior companheira,nos fez chorar com o final de uma novela das oito,vibrar com cada gol em uma copa do mundo,marcou época,gerou modas e modelou comportamentos,onde também foi acusada de ser a maior fonte de alienação e manipulação,fazendo com que muitas pessoas  fizessem só aquilo que a mídia impõe.
O computador e a internet evoluiram,transformando em uma nova era de inclusão social e democratizando a comunicação,num lugar onde não censuras,onde somos capazes de mudar a forma de como consumimos as mídias. Com a correria do dia a dia,as pessoas não tem mais tempo de assistirem televisão sentados no sofá,graças ao mestre Steve Jobs,que inovou a computação e seu conceito de mobilidade com o Ipod,Iphone entre outros, a cada minuto são lançados diversos modelos de celulares com tv,mesmo que a transmissão digital no Brasil esteja caminhando,portais dos mais variados tipos e temas,redes sociais e aplicativos para que as as pessoas tenham oportunidade de escolher o que quer ver.
A TV não perdeu sua importância, ao contrário,colocou a internet como sua grande aliada em que uma complementa a outra.Hoje a maioria das pessoas veêm tv e acessam internet ao mesmo tempo,isso fez com que a televisão se adaptasse se tornando cada vez mais interativa,fazem de  realitys shows um grande sucesso,e que programas sejam mais dinâmicos,irreverentes e arrojados como o Caldeirão do Hulk e Globo Esporte,onde as pessoas podem participar com sugestões,e nas redes sociais dando sua opinião,votando, e compartilhando,saem o que eram apenas telespectadores e entram pessoas.
Vivemos uma revolução,em que decidimos como queremos usar tais mídias,ganhamos nosso livre arbitrio,tendo o poder de influenciar ou persuadir,pois o que muda não são os meios e sim nossa forma de olha-los, é preciso tirar as idéias do papel e coloca-las em prática,inove,assista,se não não gostar edite,recicle idéias,curta,compartilhe,se torne um formador de opinião,rompa barreiras e ganhe fronteiras ,afinal não importa se você é rico ou pobre,preto ou branco,como dizem você é o que você compartilha.
Enfim uma vez eu assisti uma palestra com o Gil Giardelli,onde ele citou uma frase que me marcou muito e para min ela resume a tudo que quis dizer,me fazendo aprender muito.
"Que não importa o que,não importa quando,não importa com quem.Todos tem a chance de se comunicar e influenciar positivamente a vida das pessoas,já temos todas as ferramentas basta usa-las da maneira certa,sabendo usa-las a seu favor.

0 comentários:

Postar um comentário