Os Conceitos básicos do Marketing

terça-feira, 1 de março de 2011

Marketing - é o processo de planejar a concepção,o preço,a promoção e distribuição de bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais.

Philip Kotler- Conhecido como o "pai do Marketing" 
1. O marketing procura o equilíbrio entre a oferta e a demanda. 
2.
Marketing não é a arte de descobrir maneiras inteligentes de descartar-se do que foi produzido. Marketing é a arte de criar valor genuíno para os clientes. É a arte de ajudar os clientes a tornarem-se ainda melhores. 
3.
Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente." 
Esta última definição está no livro mais recente de Philip Kotler, Marketing de A a Z, Editora Campus, 2003. 

Em uma visão atual pode-se dizer que Marketing é uma estratégia  empresarial que tem como objetivo desenvolver novas oportunidades de mercado de forma a gerar necessidades e desejos de compra junto aos consumidores.
E para que funcione é necessário a colaboração de todos os departamentos da empresa e também de outras organizações.Devemos saber o que produzir compreendendo as necessidades do consumidor e encontrando soluções que satisfaçam através do valor,qualidade e serviços prestados.

Conceitos de MKT:
Necessidades:(físicas,sociais,individuais de auto realização)
Demandas: desejo de produtos
Produtos:oferecido p/ satisfazer uma necessidade (tangíveis ou intangíveis)
Trocas:objeto desejado por meio de troca produto + comprador
Transações:monetárias ideológica(voto)

Nessecidades Humanas: São estados de carência percebidas
 

Tipos de MKT:
MKT de resposta: responde a uma necessidade
MKT de previsão: reconhece uma necessidade emergente
MKT de criação de necessidades: agressivo,inovador

 Objetivos do Mkt:Diferentes stake holders- organizações com ou sem fins lucrativos
      
                                -lucro
                                                -satisfação do consumidor
maximinizar      -qualidade de vida
                                                -escolha (personalização)

demanda:mercado atingido,cobertura 
venda:comparativo antes e depois do mkt
Mkt share: participação de mercado
imagem: da marca ou da campanha
share of mind :posicionamento,lembrança


 Marketing MIX - 4 Ps
-PRODUTO: formulação física,produção,qualidade
-PDV: distribuição
-PROMOÇÃO: promover o consumo
-PREÇO: politica de preço

Formas de Mkt: 
-de consumo: bens de consumo(produtos e serviços) 
-Industrial: produtos industriais (vendidos a compradores na industria)
                                                
O QUE É PLANO DE MARKETING? Um plano de marketing identifica as oportunidades que podem gerar bons resultados para a organização, obter as posições desejadas nos mercados o plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto do marketing em sintonia com o plano estratégico geral.

1- Pesquisa de mercado
2- Análise do produto
3- Preço
4- Propaganda
5- Promoção de vendas(todas as técnicas de vendas)
6- Meios de distribuição
7- Seleção de vendedoras
8- Sistemas de vendas 
9- Controle das atividades 





 

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