Marketing - é o processo de planejar a concepção,o preço,a promoção e distribuição de bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais.
Philip Kotler- Conhecido como o "pai do Marketing"
1. | O marketing procura o equilíbrio entre a oferta e a demanda. |
2. | Marketing não é a arte de descobrir maneiras inteligentes de descartar-se do que foi produzido. Marketing é a arte de criar valor genuíno para os clientes. É a arte de ajudar os clientes a tornarem-se ainda melhores. |
3. | Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente." |
Esta última definição está no livro mais recente de Philip Kotler, Marketing de A a Z, Editora Campus, 2003.
Em uma visão atual pode-se dizer que Marketing é uma estratégia empresarial que tem como objetivo desenvolver novas oportunidades de mercado de forma a gerar necessidades e desejos de compra junto aos consumidores.
E para que funcione é necessário a colaboração de todos os departamentos da empresa e também de outras organizações.Devemos saber o que produzir compreendendo as necessidades do consumidor e encontrando soluções que satisfaçam através do valor,qualidade e serviços prestados.
Conceitos de MKT:
Necessidades:(físicas,sociais,individuais de auto realização)Demandas: desejo de produtos
Produtos:oferecido p/ satisfazer uma necessidade (tangíveis ou intangíveis)
Trocas:objeto desejado por meio de troca produto + comprador
Transações:monetárias ideológica(voto)
Nessecidades Humanas: São estados de carência percebidas
Tipos de MKT:
MKT de resposta: responde a uma necessidade
MKT de previsão: reconhece uma necessidade emergente
MKT de criação de necessidades: agressivo,inovador
MKT de criação de necessidades: agressivo,inovador
Objetivos do Mkt:Diferentes stake holders- organizações com ou sem fins lucrativos
-lucro
-satisfação do consumidor
maximinizar -qualidade de vida
-escolha (personalização)
demanda:mercado atingido,cobertura
venda:comparativo antes e depois do mkt
Mkt share: participação de mercado
imagem: da marca ou da campanha
share of mind :posicionamento,lembrança
Marketing MIX - 4 Ps
-PRODUTO: formulação física,produção,qualidade
-PDV: distribuição
-PROMOÇÃO: promover o consumo
-PREÇO: politica de preço
Formas de Mkt:
-de consumo: bens de consumo(produtos e serviços)
-Industrial: produtos industriais (vendidos a compradores na industria)
O QUE É PLANO DE MARKETING? Um plano de marketing identifica as oportunidades que podem gerar bons resultados para a organização, obter as posições desejadas nos mercados o plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto do marketing em sintonia com o plano estratégico geral.
1- Pesquisa de mercado
2- Análise do produto
3- Preço
4- Propaganda
5- Promoção de vendas(todas as técnicas de vendas)
6- Meios de distribuição
7- Seleção de vendedoras
8- Sistemas de vendas
9- Controle das atividades
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